Manutenção do comutador |
Sumário
Introdução
Transformadores de potência são ativos do sistema elétrico projetados para uma expectativa de funcionamento que pode ultrapassar 40 anos. Dentre as possibilidades de falha em um transformador, grande parte delas se concentra nos comutadores sob carga. O módulo Manutenção do comutador oferece um grande controle sobre o estado do comutador, disponibilizando todo seu histórico de operação e manutenção que é registrado, assim servindo como orientação para os responsáveis por sua integridade.
Geral
Normalmente o comutador apresenta alguns sinais que indicam a necessidade de uma manutenção, os sinais podem ser apresentado ao notar o tempo demasiadamente longo para comutação, soma da corrente quadrática ultrapassada (I² pu), número total de comutações estabelecida pelo fabricante ultrapassado, tempo total de serviço ultrapassado e entre outros.
Módulo Manutenção do comutador
Ao adicionar as informações do comutador ao módulo, o sistema fornecerá uma gama de informações com relação ao estado do comutador, pois ele concentra todos os fatores essenciais para o monitoramento, assim como mostrado na imagem:
Cada informação registrada e fornecida pelo módulo pode ser utilizado da seguinte maneira:
Número total de operações já realizadas pelo comutador / Soma da corrente I² pu desde o início de sua utilização / Tempo total de serviço e a média diária de operações:
- Podem ser utilizados como referência para a análise do quanto já foi solicitado daquele comutador durante toda a sua vida e do quanto está sendo solicitado atualmente, podendo fornecer uma previsibilidade da necessidade de troca.
Valor da média diária de operações / Média diária da corrente I² pu:
- Utilizados para avaliar se o número de comutações está em acordo com os limites estipulados pelo fabricante ou se o número de comutações está elevado indicando que a manutenção poderá ocorrer mais cedo do que o esperado.
Tempo de comutação da última manobra:
- Permite saber se tudo ocorreu conforme o planejado na última mudança de tap realizada, o que cria a possibilidade de avaliar se não ocorreu nenhum desgaste ou formação de um arco mais longo nos contatos que pudesse levar a um tempo de comutação maior.
Número de operações desde a última manutenção / Valor da corrente I² pu desde a última manutenção:
- Permitem a análise do ciclo atual de comutação (iniciado após a finalização da sua última manutenção realizada), se ele se encontra dentro dos padrões habituais ou se existe alguma anormalidade, como um aumento ou uma diminuição notável da corrente I² pu.
Conclusão
O módulo pode trazer diversos benefícios ajudando o operador ou equipe a terem o maior controle em relação a realização de intervenções de manutenção nos comutadores, pois ao consultar o sistema ajuda evitar possíveis danos severos que podem ocorrer, uma vez que a intervenção pode ser realizada antes da ocorrência de uma falha grave, consequentemente evitando desligamento devido a essas falhas.
Este artigo foi útil?
Que bom!
Obrigado pelo seu feedback
Desculpe! Não conseguimos ajudar você
Obrigado pelo seu feedback
Feedback enviado
Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo